POP Escolas 2019

Edição POP Escolas 2019

 

O POP Escolas - Programa de Orçamento Participativo Escolar da Junta de Freguesia da Penha de França teve a sua 4.ª edição no presente ano de 2019, com o intuito de promover a participação cívica e a educação para a cidadania de crianças e jovens.

Nesta edição do programa, aceitaram o convite e participaram ativamente vinte e duas turmas: três da EB1 Actor Vale, três da EB1 Arq.º Victor Palla, uma da EB1 Prof. Oliveira Marques e quinze da EBI Patrício Prazeres, envolvendo cerca de 550 alunos, com idades compreendidas entre os 9 e os 16 anos.

Após a fase da Análise Técnica, das 78 propostas apresentadas e em resultado da validação direta, dos desdobramentos, fusões ou adaptações efetuadas, foram considerados admissíveis 14 projetos para votação final na Assembleia Interescolas, que decorreu a 8 de maio, nos Paços do Concelho de Lisboa. Nesta Assembleia, os Representantes de Turma das 22 turmas participantes apresentaram, debateram e votaram um projeto vencedor por ciclo de ensino, com um total de 3 projetos vencedores:

- 1.º Ciclo do Ensino Básico – Aquisição e instalação de cortinados blackout para sala da EB1 Prof. Oliveira Marques, com 10 votos

- 2.º Ciclo do Ensino Básico – Aquisição de dois computadores para a EB Patrício Prazeres, com 9 votos

- 3.º Ciclo do Ensino Básico – Sistema de redes de voleibol para a EB Patrício Prazeres, com 9 votos

 

Conforme previsto no nº 3.5. da alínea d) das Normas de Funcionamento do Programa de Orçamento Participativo da Freguesia da Penha de França, “os três projetos vencedores serão implementados preferencialmente durante o ano letivo seguinte ao que diz respeito a edição do POP Escolas, conforme estipulado no artigo 6º do Regulamento do POP”, pelo que se prevê que estes projetos vencedores vejam a sua execução durante o ano letivo 2019/2020.