Edição POP Escolas 2017
Foi na tarde de 29 de março, às 14h30, que os delegados e subdelegados de 21 turmas das seis escolas públicas da Penha de França começaram a debater as 33 propostas finalistas do POP Escolas 2017.
Todos, dos mais velhos aos mais pequeninos, apresentaram as suas propostas de uma forma muito serena, revelando uma grande preocupação pela qualidade das suas escolas e respeito por tudo o que ouviam, mesmo quando se percebia que havia discordâncias. O mesmo espírito se manteve quando chegou à altura do voto, dando um belo exemplo de como uma assembleia deve funcionar. Uma grande lição de democracia, portanto!
Sofia Oliveira Dias, a Presidente da Junta de Freguesia da Penha de França, mostrou-se muito satisfeita por estar perante um grupo com “grande futuro ao nível de participação cívica” e desafiou estas crianças e jovens a não perderem a sua capacidade de intervenção.
Como seria de esperar, a serenidade transformou-se em entusiasmo quando se ouviram os resultados das votações, principalmente do lado dos vencedores. E as propostas que ganharam foram:
1.º ciclo:
Colocação de abrigos para animais abandonados nas imediações da EB1 Arqº. Vitor Palla
2.º ciclo:
Adquirir, instalar routers e melhorar o sinal de wi-fi na Escola Patrício Prazeres
3.º ciclo:
Melhorar a esplanada do bar da EB Nuno Gonçalves
Ensino Secundário:
Colocação de conjunto de bancos/mesa no exterior da Escola António Arroio
O POP Escolas 2017 arrancou em novembro e envolveu mais de 500 crianças, de 25 turmas do 4.º ao 10.º ano. A execução de cada proposta não pode ser superior a mil euros e será realizada até ao início do ano letivo seguinte.