2019-06-17
E os vencedores do POP Escolas 2019 são…
Os orçamentos participativos não são apenas para os adultos. O POP Escolas – Programa de Orçamento Participativo da Freguesia da Penha de França destinado ao Ensino Básico – já vai na sua quarta edição.
No belo cenário da Sala dos Arquivos da Câmara Municipal de Lisboa, os representantes das turmas participantes escolheram por voto eletrónico os vencedores deste ano:
1.º ciclo | Aquisição e instalação de cortinas blackout para sala da EB Prof. Oliveira Marques (proposta feita por uma turma do 4.º ano)
2.º ciclo | Compra de dois computadores para a EB Patrício Prazeres (proposta feita por uma turma do 5.º ano)
3.º ciclo | Aquisição e instalação de um sistema de redes de vólei na EB Patrício Prazeres (proposta feita por uma turma do 9.º ano).
Tal como nos anos anteriores, a sessão foi bem animada, com todas as propostas a serem vivamente questionadas pelos cerca de 40 alunos presentes, especialmente pelos do 4.º ano que perguntaram de tudo, tentando colocar os seus ‘rivais’ em dificuldades. “A mão de obra está incluída no orçamento?” ou ”como vão escolher quem o pode usar?”, foram algumas das questões colocadas.
O entusiasmo levou a que a Mesa várias vezes tivesse de ajudar a responder a perguntas mais complicadas, como as que pretendiam saber o que aconteceria se os equipamentos propostos se estragassem.
Logo no início da sessão, o vice-presidente da Câmara Municipal de Lisboa, João Paulo Saraiva, deu as boas-vindas a esta jovem Assembleia. “O que estão a fazer hoje é semelhante ao que nós fazemos aqui na Câmara”, afirmou. “Vocês receberam o voto dos outros alunos para vir aqui decidir, nós recebemos os votos dos eleitores”. Houve ainda uma visita aos Paços do Concelho, que incluiu o gabinete do Presidente da Câmara, o Salão Nobre e a sua famosa varanda.
Parabéns a todos que participaram. Até para o ano!