Categoria

  • Cultura

Orçamento

10.000,00

Criação de Coro Infantil da Penha de França

Projecto Piloto de um ano para a criação do Coro Infantil da Penha de França. Kodaly dizia que a canção era a língua materna musical da criança e que da mesma forma que a criança aprende a falar também aprende a cantar. O canto em geral e a canção em particular, são uma das primeiras manifestações musicais da humanidade com as quais expressou situações, sentimentos e emoções. Segundo Rita Fucci Amato: “O canto coral constitui-se uma relevante manifestação educacional musical e uma significativa ferramenta de integração social. Os trabalhos com grupos vocais nas mais diversas comunidades, empresas, instituições e centros comunitários pode, por meio de uma prática vocal bem conduzida e orientada, realizar a integração (entendida como uma questão de atitude, na igualdade e na transmissão de conhecimentos novos para todas as pessoas, independentemente da origem social, faixa etária ou grau de instrução, envolvendo-as no fazer o “novo”) entre os mais diversos profissionais, pertencentes a diversas classes socioeconómicas e culturais, numa construção do conhecimento de si (da sua voz, do seu aparelho fonador) e da realização da produção vocal em conjunto, culminando no prazer estético e na alegria de cada execução com qualidade e reconhecimento mútuos (enquanto fazedores de arte e apreciados por tal, por exemplo, em apresentações públicas). Além disso, os conhecimentos adquiridos pelos participantes do coral influenciam na apreciação artística e na motivação pessoal de cada um, independentemente de sua faixa etária ou de seu capital cultural, escolar ou social”. 

Criação de Coro Infantil da Penha de França

Categoria

  • Cultura

Orçamento

10.000,00

Projecto Piloto de um ano para a criação do Coro Infantil da Penha de França. Kodaly dizia que a canção era a língua materna musical da criança e que da mesma forma que a criança aprende a falar também aprende a cantar. O canto em geral e a canção em particular, são uma das primeiras manifestações musicais da humanidade com as quais expressou situações, sentimentos e emoções. Segundo Rita Fucci Amato: “O canto coral constitui-se uma relevante manifestação educacional musical e uma significativa ferramenta de integração social. Os trabalhos com grupos vocais nas mais diversas comunidades, empresas, instituições e centros comunitários pode, por meio de uma prática vocal bem conduzida e orientada, realizar a integração (entendida como uma questão de atitude, na igualdade e na transmissão de conhecimentos novos para todas as pessoas, independentemente da origem social, faixa etária ou grau de instrução, envolvendo-as no fazer o “novo”) entre os mais diversos profissionais, pertencentes a diversas classes socioeconómicas e culturais, numa construção do conhecimento de si (da sua voz, do seu aparelho fonador) e da realização da produção vocal em conjunto, culminando no prazer estético e na alegria de cada execução com qualidade e reconhecimento mútuos (enquanto fazedores de arte e apreciados por tal, por exemplo, em apresentações públicas). Além disso, os conhecimentos adquiridos pelos participantes do coral influenciam na apreciação artística e na motivação pessoal de cada um, independentemente de sua faixa etária ou de seu capital cultural, escolar ou social”.