Categoria

  • Educação para a sustentabilidade
  • Natureza e biodiversidade

Valor Estimado

10.000,00

Orçamento

10.000,00

Análise Técnica

Conforme o artigo 8º do Regulamento do POP Penha, e de acordo com a análise técnica elaborada pelos serviços da Junta de Freguesia da Penha de França, a proposta foi validada e passa à fase votação.

Aprender na Horta

Chamo-me Beatriz Camacho e sou moradora da Freguesia da Penha de França. Tenho desenvolvido vários projetos nomeadamente com crianças e jovens sobretudo no que se refere à educação para a Cidadania Global e Educação Ambiental. Neste momento faço parte da Associação Penha de França que apoia os pais da Freguesia desde 1982 com respostas de berçário, creche e pré-escolar.   Integrado no ano em que Lisboa é Capital Verde e contribuindo para os objetivos do referencial de educação para a sustentabilidade vimos pedir a vossa ajuda para realizar o nosso projeto de termos uma horta pedagógica para as nossas crianças no espaço exterior da Associação Penha de França   Acreditamos que as maiores e mais duradouras mudanças começam de dentro para fora. Temos a noção de que não podemos mudar todo o planeta, mas queremos intervir positivamente no ambiente que nos rodeia. Trabalhando nós com os adultos do amanhã achamos de extrema importância a promoção de uma convivência mais saudável com o ambiente que nos rodeia garantindo uma maior sustentabilidade do nosso planeta.   Objetivo geral:   • Sensibilizar e consciencializar as crianças e encarregados de educação de que a vida depende do ambiente e o ambiente de cada cidadão deste planeta.   • Necessidade de despertar para a importância do papel estratégico que devem desempenhar na construção de um mundo sustentável   Objetivos específicos:   • Criar oportunidades pedagógicas para a educação para a sustentabilidade, mobilizando parcerias e exemplificando técnicas da agricultura biológica.   • A horta é um laboratório vivo, onde se trabalham noções, conceitos e técnicas de horticultura e jardinagem, enquadrados no programa curricular do pré-escolar.   • Promover o contacto das crianças com os ciclos naturais, sensibilizar para a importância do património natural, incentivar a cooperação entre a comunidade escolar e indivíduos e/ou organizações da sociedade civil.   • Cuidar do meio ambiente em que vivemos, preservando a natureza e os recursos que ela nos oferece;   • Aumentar a produção de alimentos saudáveis, especialmente hortaliças para enriquecer a merenda;   • Estimular uma alimentação saudável;